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Surfando com Yoga

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Arlindo Fiorentin é o meu instrutor de Yoga, com mais de 20 anos de experiência, ele já lançou vários livros sobre o assunto, além de ministrar vários cursos e palestras.

Por isso, convidei ele para falar um pouco desta prática, que é de interesse dos surfistas e ajuda na evolução física, mental e espiritual. Com a palavra Arlindo Fiorentin:

Não sou surfista. Mas imagino as qualidades que tal esportista deve ter: concentração, reflexos rápidos, deteminação, coragem, elasticidade, censo apurado de equilíbrio físico, coordenação motora, equilíbrio emocional, autoconfiança e muita vitalidade. A prática do próprio esporte pode gradativamente levar a potencializar tais atributos, mas com desequilíbrios físicos, notadamente na rigidez muscular. No entanto, é possível, através de práticas complementares, desenvolvê-los de forma mais rápida e completa, despendendo menos energia e tempo. Como facilmente pode-se deduzir, não deveríamos trabalhar corpo, mente e emoções de forma isolada, pois uma esfera afeta as demais. Por isso, deveríamos buscar formas para um trabalho abrangente.

Quero me referir aqui a uma prática que está atraindo todo tipo de profissional: tenistas, nadadores, psicólogos, médicos, engenheiros, donas de casa, advogados,motoristas, militares etc. É o Yoga indiano devidamente adaptado ao ocidente. Agora, bem entendido: existem mais de cem Iinhas diferentes, sendo algumas, inclusive, isentas de qualquer trabalho corporal - são mais devocionais ou de meditação.

Pratico e ministro esta filosofia prática de vida - sob a denominação de Yoga Integrado (mais indicado para ocidentais) - por mais de vinte anos, e nesse tempo presenciei transformações humanas que ultrapassam as expectativas dos mais otimistas profissionais da área de saúde e da psicologia. A própria literatura do Yoga relata casos extraordinários de recuperação. Mas eis a questão para o momento: Como pode o surfista, através das técnicas do Yoga Integrado, otimizar os atributos que necessita para ser um campeão?

Enfatizo a respiração como o trunfo número um. Existe um vínculo estreito entre estados emocionais e mentais e a respiração. Quero dizer: são interdependentes. Uma forte emoção pode afetar a respiração assim como com a respiração podemos tranqüilizar as emoções e a mente. Existem inúmeros - mais de 30 - respiratórios catalogados com efeitos igualmente numerosos: para aquietar, para estimular, para refrescar, para aquecer, para relaxar, para tonificar, para concentrar-se, para controlar o emocional, potencializar a determinação etc. Registrou-se inclusive casos de cura do pânico.

No plano físico os exercícios do Yoga indiano, chamados de asanas (pronuncia-se assanas), podem incrementar a elasticidade, a reação rápida, a resistência e a força físicas entre outras qualidades. O controle dos músculos pode chegar a algo excepcional.

Só o Surya Namaskar (Saudação ao Sol), que se constitui de uma mini-série de doze posições, confere flexibilidade geral, força muscular e fortalecimento articular. Nota-se que o surfista, assim como praticantes de esportes de resistência, vai desenvolvendo uma musculatura rígida, o que reduz a flexibilidade. Isto, por sua vez, retardar as reações nos movimentos - tão necessárias para este profissional. Portanto, o que o surfista mais necessita, em termos complementares físicos, é a prática regular do alongamento muscular.

Pela prática das diversas posições corporais do Yoga pode-se, através da correta atitude interna, beneficiar toda a esfera psíquica.

Mas o Yoga é rico de outras técnicas físicas e psíquicas: relax, alfa-meditação, mentalizações, reprogramação mental e muitas outras.

Apesar de todo o otimismo que impregna as palavras acima, a única forma de o atleta tirar a prova dos noves, é através da prática pessoal por um período mínimo de dois meses. Isso é tudo.

Arlindo Fiorentin

Instrutor de Yoga Integrado.

Para maiores informações: Instituto Ortobio – Tel: 0 - xx 21- 2717-9117

 
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