Como havia sido divulgado desde a última etapa da Federação Paraibana de Surf em Barra de Camaratuba, iremos ter a eleição para eleger sua diretoria que vai gerir o esporte em nosso estado pelos próximos 04 anos. Alguns pontos ficaram definidos sobre a eleição que está prevista para acontecer no final deste mês.
Cadastro das chapas concorrentes até sexta (12). Até agora apenas duas chapas se interessaram em participar do pleito:
- A atual diretoria com seu Presidente Alexandre Palitot e o vice Valdi Silva, além do Diretor Técnico Luiz Tadeu.
- Nossa chapa: Tony Vaz como Presidente, Paulo Germano como vice e Nilson Marinho como Diretor Técnico.
Acredito que o surf paraibano precisa de uma renovação, pois estamos com o mesmo pessoal há mais de 08 anos que teve toda a chance para mostrar o seu trabalho.
O surf competição precisa de início, meio e fim (Comentário: E por acaso esse ano terminou depois?, lembro que foi completo no ano com a etapa final em Barra de Camaratuba em Novembro): , mas o que vemos é que de 2000 até hoje, tivemos apenas 03 eventos profissionais, onde 02 tiveram a premiação em dinheiro viabilizada pelo surfista profissional e dono da + Surf, Otávio Lima e apenas um realmente feito pela PBSurf que aconteceu em Praia Bela com premiação revertida pelas inscrições pagas pelos concorrentes(comentário O Atrito Surf Ação 1999 em Barra de Camaratuba, foi feito sim pela Federação Paraibana de Surf administração Palitot homologação ABRASP e você sabe disso Tony).
A atual Federação continua sem planos para reimplantar esta categoria no nosso estado e nossos conterrâneos não tem o privilegio de competir em casa (Quando você teve uma grande marca e uma forte rede de lojas que aqui instalava lojas, você propôs eventos profissionais na Paraíba a eles? nunca não é? preferiu um circuito do qual foi você merecidamente o campeão nas edições depois da vitória pioneira de Alexandre do Valle, excelente ter o Universitário mas lembre que no RN e CE a rede que você tinha na mão patrocinava Profissionais nestes estados. O Universitário porque parou? parou porque? certamente por culpa das muitas responsabilidades que ôcupam prioritariamente seus horários, e aí como seria se você se tornasse presidente? ).
Já nas categorias amadoras, o que vemos, ou melhor, o que não vemos é a transparência na decisão das vagas das bolsas remuneradas que são destinadas pelo Bolsa Atleta( Outros estados tem bolsa atleta, estados maiores, mais ricos -como você bem sabe-, mas não conseguiram resultados como o vice campeonato paraibano na etapa inaugural do Brasileiro em Pernambuco( que foi oitavo em casa, que pena), você sabe que não é pouco um resultado coletivo deste: SEGUNDÃO !!!, ficando a frente de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, e muitos outros).
Até hoje todos se perguntam quem escolhe esses agraciados e com base em que critérios? ( Você não pode dizer todos se perguntam,Quem escolhe você lendo a Lei- votada pela Assembléia Legislativa e que tem recursos estaduais- sabe ser o presidente ouvindo pessoas do meio e beneméritos, um dos critérios é resultados atuais e verdadeiro potencial emergente)
Faltam critérios claros e divulgação de quando e por quem serão escolhidos estes nomes que terão a chance de receber verba para representar o estado da Paraíba pelas competições.
Sei que não é fácil realizar competições em nosso estado, mas um calendário prévioe que termine dentro do próprio ano é o que todos esperam da nossa Federação (Comentário:Boa idéia, pena que não seja tão fácil aqui, em Pernambuco - oitavo em casa quando a PB foi vice- e em tantos outros estados)e isso todos sabem que nos últimos anos não tem acontecido.
O processo para o pessoal se habilitar a votar foi divulgado e já que será a primeira eleição da história do surf do nosso estado( Comentário

e é a primeira eleição, palmas para Palitot ! Que poderia se reeleger sem a fazer, pois dependeria apenas de clubes filiados. A Associação Universitária e do Bessa- que você e Josélio presidem , ou presidia- respectivamente-, jamais vocês oficializaram mesmo você recebendo de volta para esse fim taxa de homologação de Palitot), espero que ela seja limpa e ocorra em um ambiente mais democrático possível( Comentário: Se faltar democracia, há sempre o caminho da justiça, Palitot já a usou contra agressão e funcionou a contento, acredite também nela), mas nitidamente algumas das categorias que terão direito a voto já foram criadas para votar na atual diretoria (Se Palitot quisesse se reeleger não precisaria de criar categorias, seria necessário apenas os votos dos filiados. Tony porque você não oficializou a Associação de Surf universitário da qual se dizia presidente?).
A própria homologação do candidato a eleitor fica a cargo da atual gestão(Comentário: Não é verdade, se o atleta competiu em alguma das últimas três temporadas e fizer o devido cadastro, estará corretamente aceito), o que implicitamente já levanta dúvidas quanto a idoneidade desse processo.
O mais correto seria uma eleição em que todos os atletas que participaram desde a fundação da PBSurf já estivessem habilitados a votar sem depender de preencher fichas antecipadamente e enviar para apreciação da Federação.
Bastava que a Federação divulgasse a data e a listagem dos atletas que poderiam votar. Nem todos os atletas tem acesso à internet ou disponibilidade para ir nos pontos de recolhimento das fichas.
Com a normatização dessa forma de habilitação de eleitores pela própria PBSurf, a mesma coloca em cheque a credibilidade dessa eleição.
Se você acha que o surf da Paraíba está em ótima fase e não tem o que melhorar, vote na atual diretoria. Caso você acha que o surf da Paraíba deve colocar novas pessoas na condução dos planos para os próximos anos, inscreva-se para ter direito a voto e não deixe a oportunidade da mudança escapar.
Em breve estaremos divulgando nossos planos para o futuro do surf paraibano.
Critérios divulgados pela PBSurf para poder votar na eleição
- Atletas que tenham participado do Circuito paraibano em alguma das três últimas edições: 2006, 2005 ou 2004.
- Ex-atletas que comprovadamente mantenham contato e estejam sintonizados com o surf no estado.
- Surfistas e ex-surfistas que contribuíram para a institucionalização da modalidade, tendo figurado como dirigentes de clubes e associações de bairros, bem como, pessoas que fizeram parte da história do surf antes do surgimento da Federação Paraibana de Surf.
- Pessoas que tenham comprovadamente contribuído para o engrandecimento do surf no estado. Como:
*Fundadores: membros que subscreveram a ata de fundação;
*Efetivos: pessoas físicas, maiores e capazes para atos civis, submetida a apreciação da Diretoria.
*Contribuintes: todos os que fizeram doações, cursos, palestras e que pagarem as mensalidades estabelecidas pela Diretoria;
*Beneméritos: são aqueles que prestam à entidade relevantes serviços, sendo os mesmos indicados espontaneamente pela Assembléia Geral ou pela diretoria.
*Lojistas e Patrocinadores dos Circuitos realizados pela Federação, desde 1998.
Cadastre-se pelos sites
www.injectbrasil.com ou
www.cutback.com.br