Carta aos Surfistas
Luiz Lira(*)
Maior carinho para os surfistas. Seres ecológicos revolucionários, sem grilos e moralismos radicais. Não estão poluídos pela política do poder. Vivem a natureza! Entram nos tubos de água e sal, limpam a aura e equilibram os chakras. Vivem as ondas. O Surf é a evolução de “jacaré” de prancha.
Gatos e gatas, é realmente melhor pegar onda do que ficar exposto aos raios ultravioletas na vitrine da orla; a água reflete os raios solares, a onda funciona como um “protetor” contra o câncer de pele. A turma da vitrine, que fica bebendo cerveja, olhando de fora as ondas do mar, gestando a barriga do amanhã, só se exibe. É uma pena, quando perderem a beleza do corpo, não se lembrarão das ondas, da energia do grande útero materno.
Garotas; curtam o mar, se misturem nas ondas, deixem Netuno possuí-las; salinizem seus corpos, o sal conserva. O Sol batendo nas curvas do corpo estático, deitado na areia, envelhece, dá câncer.
Surfistas, um complexo problema que vocês já sacaram. Os tubarões estão atacando. A causa, de um modo geral, é devido à degradação do ambiente marinho. As águas poluídas dos rios, dos estuários e mangues impactados, fluem para o mar. É uma lixeira absurda. Resultado: mar pobre, menos peixes, fome dez.
Os tubarões estão chegando mais próximos da linha de praia e têm atacado surfistas e banhistas, não para matar a fome com carne humana. Eles estão atrás do que resta de peixes, tartarugas, polvos, lulas, lagostas, caranguejos. Quando o mar pernambucano era fértil e, rico de seu cardápio alimentar, os encontros tubarão x banhistas eram esporádicos. Estes ataques se agravaram como resultado da insensatez do “progresso”, da falta de visão ecológica, da poluição desenfreada.
É aconselhável não surfar nas praias entre o Porto de Suape e do Recife. Cuidado, o tubarão Cabeça-chata está em maior número no estuário do Rio Jaboatão, depois que foram impedidos de entrar nos Rios Ipojuca e Merepe, devido ao grande aterro do Porto de Suape. Por outro lado, navios que navegam rumo a este porto estão atraindo os Tubarões-tigre, animais ferozes, que, de lá, entram no canal de 8-10 metros de profundidade que se aproxima da linha de praia e viajam seguindo a corrente costeira para as praias urbanas, como a de Piedade, Boa Viagem e Pina. Recentemente, um surfista foi retirado da prancha na praia Del Chifre em Olinda, por um tubarão, vindo a falecer. Um desastre! Lá nunca havia ocorrido uma coisa dessa natureza.
Surfistas, não desanimem, se liguem nas ondas das praias ao Sul de Suape; praia do Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe, Serrambi, Serinhaem, Tamandaré, Várzea do Una, onde o surf é maneiro.
Os surfistas-ecologistas sabem que os tubarões efetuam uma seleção natural no ecossistema marinho, predando preferencialmente animais doentes, enfraquecidos. O Tubarão-tigre e o Cabeça-chata, que vêm agredindo nas praias urbanas, são verdadeiros lixeiros do mar fazendo o papel semelhante aos dos urubus no continente.
Nada de matar tubarão. Exigir praias limpas é o direito fundamental do surfista. Nada de praia plástica, poluída. Refinaria de petróleo em Suape; fique de olho. Surfista competente sabe que as correntes costeiras em Pernambuco são predominantemente de Sul para Norte (Suape para Recife).
Arriscar a vida nas ondas da praia do Paiva, Barra de Jangada, Candeias, Piedade, Boa Viagem, Pina e Del Chifre é bobeira. Cara, não pense que com você ataque não acontece. Vacilou, babau! Usufrua do prazer da natureza hoje, viaje no tubo das ondas em praias de menor risco, e dispense o divã de um psicanalista amanhã.
(*) Luiz Lira, geólogo marinho
Diretor Científico do Instituto Oceanário
luizlira@oceanario.org.br